Páginas

sábado, 12 de março de 2011

Brasil e Religião

Tencionando não tornar este blog em mais um blog inativo, estabeleci a meta de escrever pelo menos um post a cada dois dias. Neste post, vos escreverei a respeito da religião no Brasil. Primeiramente, gostaria indicar a fonte da qual "chupinharei" as informações. Trata-se do apêndice encontrado no Livro das Religiões. Este foi escrito pelo Jostein Gaarder, Henry Notaker e Victor Hellern; aquele, pelo Professor Antônio Flavio Pierucci, da USP. Portanto, caso vós vos interesseis, leiam e prestigiem o texto do professor.

Todos sabemos que o Brasil é um país bastante religioso. Isto pode ser visto, por exemplo, na última eleição para presidente, na qual a questão do aborto foi utilizada como estratégia para angariar votos, apelando para a crença religiosa das pessoas. Além disso, há vários parlamentares que defendem interesses cristãos, fatos que nos fazem questionar a "laicidade" do nosso estado.

Podemos dizer que o Brasil é um país sobremaneira católico. No entanto, esta é a religião que mais perde adeptos, ao passo que o protestantismo, principalmente o pentecostalismo, vem ganhando força. Por conseguinte, é mais fácil dizermos que o Brasil é um país Cristão, de diversidade Cristã.

Falando em diversidade, ainda que nosso país seja eminentemente cristão, há uma grande diversidade de religiões,dentre as quais podemos encontar, por exemplo,o judaísmo, islamismo, budismo e várias outras. Dentre elas, podemos destacar o Kardecismo e as religiões Afro-Brasileiras, que são as crenças não cristãs que têm mais força no nosso cenário religioso.

No próximo post, começarei a esmiuçar um pouco cada uma delas.

Um comentário:

  1. Legal o post :]

    Concordo quando você diz que o Brasil é um país Cristão. Aacho que pode ser o pais com mais diversidade religiosa sim, e com mais gente nas religiões cristãs. Tiro como exemplo a católica, que tem duas "festas/manifestações" religiosas, e que devem estar entre as maiores sim! Círio e o dia da nossa senhora de aparecida. É gigantesca a manifestação das duas D:

    Bem, mas quando se trata de números não sei mesmo... É apenas a impressão que tenho :]

    Amo :*

    bjo

    o/

    ResponderExcluir